segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Filmes Dos Estúdios Ghibli

Sabe aquele filme que te faz refletir? que quando acaba você precisa de pelo menos meia hora para voltar a si? Essa e a sensação que tenho sempre que assisto algum filme novo dos estúdios ghibli. esse estúdio e muito famosos no japão e no mundo, produziu diversos filmes que foram indicados ao Oscar, sendo um dele, A viagem de Chihiro, um dos mais famosos tendo ganhado como melhor filme de animação no ano de 2003. Obviamente muito merecido, o direto hayao miyazaki e praticamente o Walt disney oriental. um gênio que consegue com muita harmonia criar algo perfeito de se ver.
Até pouco tempo eu não sabia o que mais me atraia nos filmes deles, se eram as paisagens maravilhosas, em sua parte desenhadas a mão, como obras primas, quadros em movimentos no decorrer do filme, se eram as historias tocantes de aprendizado e amadurecimento na dose certa, ou as trilha sonoras que faziam nossos corações vibrar a cada parte ,a cada musica.
Um dia estava olhando no youtube e vi um vídeo do canal ENTRE PLANOS, cujo tema era os estúdios ghibli, e a importância do VAZIO , conhecido no japão como MA ( significa vazio). 
Basicamente em todos os filmes, tem uma cena que o filme para e o tempo continua, seja com chihiro observando a vista enquanto anda de trem, seja com a velha sophie apenas observa a vista perfeita de um lago, enquanto espera suas roupas secarem... são momentos que nada acontece, que o personagem observa,  o tempo passa e nada e dito, como se o personagem refletisse consigo mesmo, e foi esse momento, através desse vídeo que passei a entender que o que eu mais amava nos filmes ghibli era isso, esse momento de pausa da historia, esse momento de contemplação.
Eu não seria capaz de listar aqui todos meus filmes favoritos porque são todos, todos os filmes que consegui ter acesso baixar ou ver online disponíveis na internet eu vi, e sinceramente não consigo dizer qual deles e o melhor, todo mechem comigo, com meu emocional, um misto de sensações e emoções.
são filmes tocantes  que são produzidos com tanta delicadeza, tanto cuidado, que os fazem se tornar obras primas do cinema, o mais recente deles, A TARTARUGA VERMELHA, simplesmente brilhante, chegou a ser indicado ao óscar ,porém perdeu, o que eu achei muito injusto, o brilhante desse filme, e que são mais de uma hora de animação, sendo que não há diálogos, apenas imagens. e mesmo assim o filme não fica cansativo, e sim mais maravilhosos.
Sinceramente, acho que vale muito apena conferir , são diversos filmes, alguns recentes outros nem tanto, mais todos com seu devido valor.



Esse e o link do canal ENTRE PLANOS onde eu vi aquele video maravilhoso:

https://www.youtube.com/watch?v=Kyp3YV2t0gQ
ou veja o video abaixo! super recomento, para mim um dos melhores canais de cinema do youtube!



Link do site para encontrar e ver online alguns dos filmes:

http://www.ghiblifilmes.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário