Conforme
o tempo avança e novas tecnologias vão surgindo a troca de experiências e de
informações tem se tornado cada vez mais comum, seja em fóruns, mídias sociais,
ou o velho boca a boca.
Essas
experiências boas ou ruins influenciam na tomada de decisões, principalmente
quando envolvem uma marca ou um produto, seja comprando o melhor smartphone,
assinando o melhor serviço de telefonia, com um celular na mão uma boa pesquisa
no Google ou apenas um pergunta na rede social facebook para que o consumidor
consiga ter acesso às todas as informações necessárias sobre um produto ou serviço.
Esse
tipo de troca de experiências quando positiva pode ajudar a empresa a divulgar
seu produto, quase como um marketing boca a boca dos seus próprios consumidores,
porem quando são experiências negativas isso acaba procurando as marcas fazendo
com que elas tenham de se preocupar mais com sua imagem publicas.
Por
exemplo, uma pessoa satisfeita com um produto ira recomendar aos outros de
maneiras simples, o produto e bom, eu gostei e assim vai, porem quando o
produto desagrada de alguma maneira o consumidor geralmente o comportamento e a
troca de informação acabam sendo mais forte, o consumidor consegue detalhar
claramente o porquê aquele produto e ruim e o porquê seus amigos e conhecidos não
devem usar aquele determinado produto, muitas vezes ate exagerando a verdade
basta olhar as redes sociais, elogios geralmente são simples e direto, porem
quando são criticas ai o consumidor se compromete a ir a fundo e expor os
defeitos da marca da pior maneira possível.
Cabe
à empresa estar atenta a sua imagem publica e sua aceitação com o publico, aos
poucos cada vez mais canais de comunicação entre consumidor e empresa estão se
estreitando e criando ‘’intimidade’’, o consumidor consegue expor o porquê
aquele produto não e adequado e a marca consegue expor sua ideias e ate mesmo
melhorar o produto.
Nas
mídias sociais as noticias correm rápido, a troca de informação e constante, a
necessidade de cuidado e atenção com o que esta sendo falado e necessário para não
comprometer projetos futuros ou ate mesmo acabar com uma marca, as empresas
estão colocando pessoas unicamente para gerir e verificar essas informações nas
mídias, para saber como o consumidor se sente em relação aos seus produtos, de
olhos em criticas, ideias ou elogios, tudo e valido quando uma empresa quer ser
bem vista por seus consumidores e for referencia em qualidade no mercado, muitas
marcas têm feito perfis em mídias sociais para conversar com seus consumidores
de maneira mais informal e direta, um exemplo disso e a netflix figura carimbada
do twitter onde conversa com seus consumidores de maneira informal, faz comentários
engraçados sobre seus produtos, compartilha memes, quase como se fosse uma
pessoa real, esse tipo de atitude de uma empresa aproxima o consumidor deixando
a imagem da empresa mais amigável ao consumidor, ela esta ali, atenta as nossas
criticas pronta para nos ajudar.
Numa
época em que todos podem opinar nas mídias sociais, a imagem publica e necessária
para futuros projetos e aceitação da empresa no mercado, o cuidado com o
cliente se faz mais necessários ainda, esse cuidado sendo verdadeiro pode
trazer ótimos benefícios a uma empresa.
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